Apresentação na 6º Semana Literária em Curitibanos

23/06/2019 14:31

No dia 13 de julho de 2019, o Programa Entrevero Cultural foi convidado a participar da 6ª Semana Literária de Curitibanos, uma das atrações dos 150 anos do município. Na ocasião, a Companhia de Dança Entrevero Cultural fez uma belíssima apresentação de danças tradicionais gaúchas. Foram apresentadas as danças: Valsa de mão trocada, Chote Carreirinho e Vaneirão Sapateado.

Parabéns à equipe organizadora do evento por apoiar ações locais voltadas à cultura e oportunizar a apresentação do nosso projeto, e também demais munícipes em mostrar os seus talentos. Obrigada a todos os integrantes da Cia que disponibilizaram seu tempo e se esforçaram para apresentar lindamente e  disseminar a nossa linda tradição! Parabéns e obrigada a todos os envolvidos!

Profº Marcos apresentando o grupo.

 

 

Cia de Dança Entrevero Cultural.

 

 

Prendas da Cia.

 

 

Cia durante a apresentação.

 

 

 

Valsa de mão trocada.

 

 

Valsa de mão trocada.

II Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista

11/06/2019 14:52

No dia 09 de Junho de 2019 o Programa Entrevero Cultural esteve prestigiando o “II RODEIO ARTÍSTICO NACIONAL” na cidade de Abdon Batista – SC, sendo o mesmo coordenado por Giovani Primieri.

Com o intuito de aperfeiçoar passos, conhecer novas danças e técnicas que podem ser aplicadas em nossos ensaios semanais, afim de trazer ao público em uma respectiva apresentação, o melhor que as danças tradicionalistas podem passar como cultura e a história.

O evento ocorreu nos dias 08 e 09 de Junho de 2019, que contou com uma uma programação variada como o 3º Festival de Declamadores, Chula, Trova, Danças Tradicionalistas, sendo a mesma dividida em categorias como Mirim, Juvenil, Adulto e Veterana, além de outras atrações.

As Danças Tradicionalistas apresentadas no evento foram: Anú, Balaio, Chimarrita, Chotes Carreirinho, Jardineira, Maçanico, Pau de Fitas, Sarrabalho, Tirana do Lenço, Valsa de Mão Trocada, Faca Maruja entre outras.

Apresentação da dança do Anú no II Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Dança tradicionalista denominada Balaio no II Rodeio Nacional de Abdon Batista. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Dança apresentada no II Rodeio Nacional de Abdon Batista denominada de Chimarrita. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Dança denominada de Balaio apresentada no II Rodeio Nacional de Abdon Batista. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Dança Tradicional denominada Pau de Fitas apresentada no II Rodeio Nacional de Abdon Batista. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Dança Tradicional denominada Jardineira apresentada no II Rodeio Nacional de Abdon Batista. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Referência:

GIOVANI PRIMIERI (Abdon Batista). Ministério da Cidadania e Enercan. II Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista/SC. 2019. Disponível em: <https://rodeioabdonbatista.com.br/>. Acesso em: 11 jun. 2019.

Aniversário de Curitibanos

11/06/2019 11:06

Dia 11 de junho comemoramos o aniversário da nossa querida cidade, 150 anos de emancipação político-administrativa do município!

Vamos falar um pouco da história?

O município foi povoado por índios “Botocudos”.  Por volta de 1700 tropeiros cansados de viagem faziam pousadas aqui, onde, o capitão Antônio Pereira criou a “Fazenda dos Curitibanos”.

No ano de 1800 já existia um pequeno povoado,  no ano seguinte se chamava “Distrito de Curitibanos e Campos Novos Reunidos”. Em 11 de junho de 1869 nasce o Município de Curitibanos.

Curitibanos foi cenário de grandes marcos como: Tropeirismo, Guerra do Contestado, Revolução Farroupilha e Revolução Federalista. Esse povo venceu desafio por desafio e hoje com muita emoção, celebra 150 anos de vitória!

Quer saber mais sobre a história de Curitibanos? Acesse: http://entreverocultural.curitibanos.ufsc.br/aniversario-de-curitibanos/

Parabéns Curitibanos! 

“Em tuas matas há belos pinheiros
Nas colinas o gado pasteja
Plantas frutos que são os primeiros
Minha terra que Deus te proteja […]”
( Hino de Curitibanos)

Igreja Matriz de Curitibanos. Fonte: Lareira Pato Branco.

 

Clima e pecuária curitibanense.
Fonte: Lareira Pato Branco.

 

Sol poente em Curitibanos. Fonte: Brasil News.

Referências: