Equipe

O Programa Entrevero Cultural – PEC é um programa de extensão vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Curitibanos que surgiu devido a carência de projetos que resgatem a memória e a identidade cultural, integrando os munícipes e a comunidade acadêmica. Com isso, a proposta do PEC é envolver a comunidade local em atividades diversificadas, ligadas à música, dança, arte e cultura regionais.

O PEC é composto por alunos de Agronomia,  Engenharia Florestal e Medicina Veterinária da UFSC, bem como, por servidores públicos e pessoas da comunidade curitibanense. A organização das atividades é realizada por bolsistas e voluntários do Programa, sob coordenação da Profa. Dra. Carine Lisete Glienke que atua na UFSC campus Curitibanos.

Conheça mais o Programa Entrevero Cultural em: Vídeo do PEC !

O principal projeto do PEC é a Companhia de Dança Entrevero Cultural. Os ensaios são semanais e de responsabilidade técnica do educador físico e professor de dança Marcos Froner Ferreira, reconhecido na comunidade local por sua experiência e atuação no tradicionalismo e nas danças de salão.

Portfólio Marcos Froner Ferreira

O professor de dança Marcos Froner Ferreira é formado pela Universidade do Contestado (UnC) em licenciatura em Educação Física (setembro/2015), na cidade de Curitibanos. Atua promovendo a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes da companhia de dança por meio da arte e cultura. Possui conhecimento técnico, formação de excelência e experiência profissional na área das danças gaúchas de salão, danças tradicionais gaúchas e dança de salão.

Possui experiência profissional como professor de dança para grupos de crianças e adolescentes, e coreógrafo de apresentações culturais no ramo de danças tradicionais gaúchas no Centro de Tradições Gaúchas Porteira da Tradição (Campo Novo de Parecis – MT) no período de janeiro/1999 a dezembro/1999.

Foi integrante do Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto (Brasília – DF) no período de janeiro/2000 a fevereiro/2000, onde participou do XXIII Rodeio Internacional da Vacaria (Vacaria – RS) na direção e organização musical preparatória para o evento. Além de, participar como dançarino do grupo Ronda Gaúcha na categoria Tropeirismo Biriva, sendo campeão.

No Centro de Tradições Nativistas Jayme Caetano Braun (Brasília – DF) no período de fevereiro/2003 a novembro/2003 atuou como instrutor de dança do grupo Ronda Gaúcha invernada adulta e diretor artístico no espetáculo Festa Campesina – Bailares e Cantares do sul brasileiro, responsável pela organização dos pares, repertório e demais detalhes das apresentações.

Trabalhou como profissional autônomo em Curitibanos – SC no período de março/2000 a outubro/2016 sendo instrutor de dança para invernadas artísticas de Centros de Tradições Gaúchas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Na mesma cidade atuou como acordeonista em grupos musicais de invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas nos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, e também no Paraguai, desde janeiro/1995 até o presente momento.

Como autônomo, em Curitibanos, desenvolveu aulas personalizadas com criação de coreografias para casamentos, festas de debutantes e festivais de dança de salão, organizou e executou cursos de danças de salão desde março/1998 até o presente momento.

Em Curitibanos, também, trabalhou na Associação Cultural Pinheiros no período de junho/2007 a novembro/2009 como instrutor de dança para grupos de crianças e adolescentes e coreógrafo de apresentações culturais.

Desde março/2016 até agora atua como professor e coreógrafo de danças de salão, tradicionais e do folclore sul-americano na Companhia de Dança Entrevero Cultural (Programa de extensão voltado à cultura vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos).