Dia Nacional do Tropeiro

26/10/2019 15:12

No dia 26 de Outubro é celebrado o Dia Nacional do Tropeiro, o qual tem como objetivo o resgate histórico de homens que fizeram parte da história do Brasil. Os tropeiros foram condutores de tropas de cavalos, muares e outros animais usados para transportar principalmente gêneros alimentícios, produzidos na colônia e posteriormente comercializados nos vilarejos.

Além da importância na história da economia nacional, os tropeiros foram essenciais na cultura, difundindo notícias e ideias entre comunidades distantes, numa época em que não existiam ainda estradas, por volta do século XVII. Ao longo das rotas traçadas pelos tropeiros mais tarde houve o nascimento de cidades, entre elas Taubaté, Sorocaba, Viamão, entre outras. Em 1695, o tropeirismo teve grande importância no transporte de ouro extraído de Minas Gerais, onde era levado até a Vila de Taubaté para depois ser encaminhado até o porto de Pirati e então para o reino o qual ficava na cidade de Rio de Janeiro.

Por muito tempo os tropeiros foram o principal meio de comércio de mercadorias, anos mais tarde surgiram as estradas de ferro, caminhões, embarcações. Além do comércio alimentício, havia o comércio de roupas, escravos e ferramentas dos mineradores em algumas regiões. Estes bravos homens dormiam ao relento ou em algum rancho bem simples, sempre cuidando das tropas e mercadorias. A alimentação era geralmente arroz, feijoada e farofa de carne seca. Como dizia o tropeiro Cícero José: “Cê tropeiro é enfrentar penalidades”.

No cotidiano, os traços do tropeiro está na cultura atual, como a alimentação, as vestes, linguagem, as danças, músicas, entre todas as manifestações artístico-culturais. Ainda, no nosso munício de Curitibanos, a criação do cavalo campeiro é um dos mais fortes traços que envolvem a cultura dos tropeiros. Esse cavalo com características de resistência, docilidade e conforto ao cavaleiro, fora utilizado nas tropeadas do centro oeste catarinense e ainda se faz presente na região.

Foto histórica de tropeiros conduzindo suas tropas no Sul do Brasil.

 

Foto histórica do tropeiro conduzindo sua tropa de bovinos para comercializá-la.

 

Costume dos tropeiros: burro com cargueiro arriado.

 

Tropeiro. Monumentos históricos de Lages -SC.

 

Cavalo Campeiro. Raça utilizada nas antigas tropeadas.

 

Comments