Dia do Tropeiro em Santa Catarina

26/04/2019 15:00

No dia 26 de abril é comemorado o Dia do Tropeiro no Estado de Santa Catarina. A origem se deve à data de morte do padre Cristóbal de Mendonza e Orelhana, em 1733. Este, foi o primeiro tropeiro brasileiro vindo do pampa argentino, seu destino era o Rio Grande do Sul, chegando em Santa Catarina no ano seguinte.
Os tropeiros foram responsáveis pela comercialização e transportes de produtos, principalmente alimentícios e tropas de bovinos, além de informações em todo território brasileiro por muitos anos.

Relatos do médico alemão Robert Avé-Lallemant em 1858, com destino à Lages – SC, onde fora montado à cavalo seguido por um guia:
“-Demos aos nossos animais taquara verde ou cará, bambu verde e milho que havíamos trazido”,
“Para nós próprios chamejava uma clara fogueira perto do rancho, assava-se carne seca num espeto e preparava-se café”.
“… A carne seca com farinha foi comida com a mão e o café tomado no copo de chifre, feito de chifre de gado. Depois, cada um arrumou seus arreios, os animais para protegê-los das onças foram trazidos para bem perto do rancho e ao nosso lado estavam as pistolas bem carregadas, espingardas e facas. Certamente, se as onças e bugres se atravessassem entre nós, se dariam mal! …”
“… a nossa fogueira foi conservada, ao passo que nós, cada um por sua vez, dormíamos excelentemente. E quando rompeu a manhã de 09 de junho, estava bem disposto todo o grupo de viajantes, inclusive cavalos e burros. Com o resto do jantar fizemos o pequeno almoço (café da manhã) e prosseguimos…”

Para saber mais sobre a história do Dia do Tropeiro em Santa Catarina acesse: http://entreverocultural.curitibanos.ufsc.br/2018/04/26/dia-do-tropeirismo-em-santa-catarina/

Tropeiros. Fonte: Fotos históricas -Pinterest, 2019.

 

Tropeiros conduzindo a tropa. Fonte: Fotos históricas – Pinterest, 2019.

Referências:

BLOG – HISTÓRIA CATARINA – Tropeirismo em Santa Catarina. Dezembro 2017. Disponível em: http://historiacatarina.com.br/blog/2017/12/12/tropeirismo-em-santa-catarina/. Acesso em: 26 abr. 2019.

PASQUALE, Overmundo – Tropeiros: uma saga de 250 anos. Abril 2007. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/tropeiros-uma-saga-de-250-anos. Acesso em: 26 abr. 2019.

 

Comments