Dia do Gaúcho – 20 de Setembro

20/09/2018 17:24

Inserido na Semana Farroupilha, o Dia do Gaúcho é comemorado no dia 20 de Setembro. Esta é uma data que serve de homenagem a um dos episódios mais importantes para a comunidade dos gaúchos, que é a Revolução Farroupilha ocorrida em 20 de setembro de 1835.

Na década de 1940, grupos de tradicionalistas resolveram manter as tradições do povo gaúcho criando a Ronda Gaúcha, conhecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Semana Farroupilha. Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e no ano seguinte fundaram o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho).

Por meio da lei de número 4.850 de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro, foi oficializado como Dia do Gaúcho.

“Se você bate no peito e diz “eu sou gaúcho”, é porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não tem essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é rio-grandense. Nasceu no Rio Grande do Sul. Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser!” – Paixão Cortês.

Para mais informações sobre esta data comemorativa, acesse o link:

http://entreverocultural.curitibanos.ufsc.br/semana-farroupilha-e-dia-do-gaucho/

Comments