Semana Farroupilha

12/09/2018 13:53

A Semana Farroupilha é a maior festa popular do Rio Grande do Sul, esse período é dedicado ao culto da tradição gaúcha. Acontecem desfiles em homenagem à lideres da Revolução Farroupilha, os quais lutaram por liberdade, igualdade e humanidade. Junto a Semana Farroupilha temos também o dia do Gaúcho que esta relacionado com o dia em que teve início a Revolução Farroupilha – 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845.

No Estado de Santa Catarina, a Semana Farroupilha foi instituída pela Lei Estadual nº 17.228, de 18 de agosto de 2017. A comemoração, que integra o calendário oficial de eventos do Estado, acontece no período de 13 a 20 de setembro, com os objetivos de rememorar a luta dos heróis farrapos e de incentivar o movimento tradicionalista gaúcho nos Municípios catarinenses.

”(…) você bate no peito e diz “Eu sou gaúcho”, porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não tem essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é rio-grandense. Nasceu no Rio Grande do Sul. Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser!” – Paixão Cortês

Para saber mais sobre a Semana Farroupilha acesse o link abaixo:

Semana Farroupilha e Dia do Gaúcho

Comments