19 de Agosto: Dia mundial da Fotografia

19/08/2018 21:12

A origem para o Dia Internacional da Fotografia se dá no ano de 1839, mais especificamente, quando no da 07 de janeiro através da Academia de Ciência da França foi anunciada a daguerreotipa, que foi um processo fotográfico desenvolvido por Joseph Nicephore Niépce e Louis Jacques Mandé Daguerre. Posteriormente a Academia de Ciência da França e a Academia de Belas-Artes explicaram o processo e dessa forma não apenas o governo francês adquiriu o invento, tornando-o público fazendo com que o “mundo inteiro” tivesse acesso a essa invenção.

O Daguerreótipo consiste em uma imagem única e positiva e que se forma diretamente sobre a placa de cobre que em seguida é revestida com prata e quando exposta a câmera escura a imagem é revelada por vapores de mercúrio e por fim fixada com solução salina.

Aqui no Brasil a notícia chegou mais rápido do que o imaginado, após quatro meses do anúncio mundial o Jornal do Commercio de 1º de maio lançou o título “Miscellanea” o artigo sobre o assunto e assim começou por aqui as buscas sobre fotografia ou sobre como obter melhores qualidades nas fotos obtidas, assim a Brasiliana apresentou aos seus leitores um glossário sobre as técnicas do século XIX, mas adaptado no seu catálogo” Panoramas: a paisagem brasileira” – que está relatado hoje na coleção de Moreira Salles.

Com tudo, sabemos que atualmente este processo fotográfico já está mais instantâneo, devido a tecnologia digital que modificaram os paradigmas da fotografia, mas permitiram que pudéssemos registrar os momentos de maneira rápida e sofisticada. Os equipamentos que á nós são oferecidos além de possuírem está sofisticação, trazem maior facilidade com manuseio e uso além de maior qualidade de imagem.  Ainda que a simplificação na forma de captação, armazenagem, impressão e reprodução das imagens aliou-se a era tecnológica, pois a organização de álbuns em documentos e distribuição de fotos tornou-se mais rápida e prática via internet ampliando assim o uso da imagem, sendo que com a incorporação de celulares a imagem hoje tem tornado a fotografia cada vez mais particular ao indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá se ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais. Assim, o espectro de conservar um momento em uma imagem se ampliará cada vez mais.

Gostaríamos  de agradecer ao Augusto que sempre esteve a disposição para registrar as apresentações em que o grupo se fez presente, demonstrando assim sua experiência com está arte que é a fotografia e o saber de fotografar.

Foto: Tiago Amado

Foto: Augusto

Comments